Vídeos: confronto deixa indígenas feridos e policial atingido com flecha

Igo Estrela/ Metrópoles


Bombas de gás lacrimogêneo estão sendo jogadas; funcionários da Câmara e indígenas foram atingidos pela fumaça
Um grupo de indígenas se manifestava em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde desta terça-feira (22/6), quando começou um confronto com policiais militares e da Polícia Legislativa
De acordo com informações obtidas pelo Metrópoles, um policial foi atingido por uma flecha. Ele foi levado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para atendimento. Os primeiros informes davam conta de que o ferido era da Polícia Legislativa, mas a PMDF confirmou, porém, que o atingido foi um policial militar. Atingido no pé, ele passa bem.

Vídeos gravados no local mostram que a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o grupo. Dentro do anexo da Câmara dos Deputados, uma nuvem de fumaça cobria o espaço, impedindo que o grupo entrasse no local.

Veja vídeos:

Gleiciane Moraes, militante de causas das minorias presente na manifestação, afirmou que o grupo pretendia se concentrar em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas foram interrompidos em frente à Câmara dos Deputados.

“Eu vi que eles [indígenas] foram desviados aqui para o anexo da Câmara e foram recebidos à bala, muitas balas. Quando eu cheguei até aqui vi essa carnificina, várias pessoas feridas. Eles estão impedindo que cheguem até o STF”, afirmou
Esta não é a primeira manifestação registrada no centro do poder em Brasília. No último dia 8, indígenas de cinco etnias realizaram uma manifestação no Congresso Nacional contra a aprovação do Projeto de Lei 490, proposta do governo que liberaria mineração comercial e agricultura em terras indígenas.

Lideranças indígenas afirmam que caso o projeto seja aprovado, terras indígenas serão liberadas para exploração predatória e ficaria inviabilizada novas demarcações. Eles pedem que o projeto seja definitivamente retirado da pauta.

Na pauta da Câmara para esta terça (22/6), o projeto de lei 490/2007 prevê alterações nas regras de demarcação de terras e é visto como um enorme retrocesso pelos indígenas que têm protestado em Brasília há mais de uma semana. O texto regulamenta também a exploração de minérios em terra indígena.

A segurança foi reforçada na portaria do Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Repercussão
Nas redes sociais, políticos e artistas se manifestaram sobre o tema. O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) pediu que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tire o projeto da pauta.

Com informações do Metrópoles 

LEIA TAMBÉM